Tonturas durante o exercício

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Muitas pessoas já se sentiram com um mal-estar, o corpo mole, a visão escurecendo… são sintomas da tontura ou vertigem que podem ocorrer por diversos fatores. No geral, a tontura está associada há uma crise de pressão baixa, ou porque a pessoa se alimentou de maneira inadequada, ou porque está desidratada, ou porque é uma mulher em período menstrual, ou porque existe um histórico de hipotensão mesmo de causa conhecida ou não. Neste último caso, é preciso que a causa seja investigada.

Durante a atividade física, caso você não esteja exagerando na intensidade dos exercícios e esteja em “overtraining”, a tontura pode ser decorrente de hipoglicemia (baixo nível de açúcar sanguíneo). Para treinarmos, necessitamos de energia. Caso estejamos em jejum por mais de 5 horas ou não estejamos realizando uma dieta adequada e equilibrada, ao iniciarmos o treinamento iremos depletar os níveis de energia do organismo, que são refletidos na quantidade de glicose circulante no sangue. Quando esta quantidade desce além do nível normal, entramos em hipoglicemia e as reações do organismo a este estado são tontura, mal estar, hipotensão e suor frio. Isso ocorre por não haver energia necessária para a execução do esforço, ou seja, o organismo está trabalhando no vermelho e sinalizando para você interromper o processo.

Se você se sentiu um pouco tonto ao sair da esteira ergométrica, é normal, algumas as pessoas se sentem meio tontas porque o equipamento, reduz o impacto em até 30%, isso faz com que os órgãos sensoriais comandados pelo labirinto trabalhem com uma informação como se o indivíduo pesasse menos. Além disso, nesse momento, é quando o corpo reorganiza o aporte sangüíneo e isso pode provocar uma tonteira momentânea sem maiores complicações.

A tontura pode aparecer se a pessoa consumir uma quantidade de alimentos inferior ao que o corpo precisa para agüentar o esforço despendido.

 

Uma outra causa muito comum é o consumo de açúcar antes da realização do exercício físico. É que quando se ingere açúcar, há um aumento na quantidade de glicose no sangue. Para que essa glicose seja consumida, há uma elevação na produção da insulina pelo pâncreas. Muita insulina, rapidamente há o consumo de toda a glicose, e ela acaba. Isso causa tonturas.

A desidratação também causar tonturas.

 

Ao fazer exercícios físicos, você perde uma quantidade muito grande de água, especialmente nos dias mais quentes, com ou sem a presença do sol. Se esta água não for reposta, você pode sentir cãibras, náuseas e tonturas, que são alguns sintomas da desidratação. A perda de 2% a 3% do seu peso corporal por causa da desidratação já compromete o desempenho durante os exercícios. É preciso repôr a quantidade de água perdida.

Para evitar a tontura, tome alguns cuidados:

-Planeje sua atividade física;

 

-Não se exercite em jejum;

-Não coma doces imediatamente antes de se exercitar, principalmente se estiver com fome. Opte por um sanduíche, uma fruta ou uma barrinha de cereais;

-Sua alimentação deve suprir seu organismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Mesmo uma dieta pobre em calorias tem que fornecer estes nutrientes ao seu corpo;

-Procure dividir a quantidade de alimentos em 5 ou 6 refeições durante o dia. Isso também vai fazer seu metabolismo gastar mais energia;

-Não tome bebidas alcoólicas antes de se exercitar;

-Hidrate-se. Normalmente, a quantidade de água recomendada é de 8 copos por dia. Se você faz atividade física, seu corpo precisa de mais;

-Procure treinar em locais arejados;

-Caso sinta tontura, páre o exercício e descanse um pouco. Beba água, ou suco, ou uma bebida isotônica. Se possível, coma alguma fruta, uma barrinha de cereais ou um sanduíche;

-Se a tontura se tornar freqüente, procure um médico para descobrir a causa. Não continue a atividade física se ela causar qualquer mal-estar.

Fonte: Luciana Magalhães Personal Trainer

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