5 dicas de corrida para evitar dores na coluna

lower-back-pain-300x200

A corrida vem ganhando mais e mais adeptos por todo o Brasil a cada dia. Mas, será que quem tem problemas na coluna pode praticar o esporte? Quem responde é o especialista em doenças da coluna, o neurocirurgião Dr. Vinicius Benites. “É uma atividade de impacto, ainda mais quando realizada em pisos duros como o asfalto. No entanto, saliento que ela por si só não predispõe a dores da coluna, mas pode piorar para aqueles que já possuem algum tipo de problema”, explica.

Segundo ele, a corrida é uma atividade aeróbica que visa principalmente o condicionamento cardiorrespiratório e não tem função de fortalecimento muscular. Toda atividade aeróbica deve ser completada com um esporte que trabalha o fortalecimento muscular, principalmente o abdômen e lombar, para proteção da coluna. “O corredor deve ficar atento se a dor piorar com os treinos e, se for o caso, ele deve ser avaliado por um especialista em doenças da coluna”, reforça.

O uso do tênis adequado, de acordo com ele, protege não só a coluna, mas também todas as articulações. “O calçado adequado para corrida é aquele que tem um amortecimento capaz de absorver o impacto no piso em que ele for utilizado. Portanto, o amortecimento para quem corre no asfalto deve ser maior do que aquele de quem pratica o esporte na areia da praia, por exemplo”, conta.

Com as temperaturas mais baixas, aumentam os casos de pessoas que sofrem com dores nas articulações e ossos. O neurocirurgião esclarece que o frio contrai mais a musculatura podendo causar dores. “As dores de coluna relacionadas à artrose, como inflamação das articulações da coluna, podem piorar a sensação dolorosa nos dias mais frios, especialmente no inicio do movimento. Depois de iniciada a atividade física, a tendência é que a dor melhore. Sendo assim, o clima não é um fator determinante para piora do problema, apenas uma maior sensação de dor”, esclarece.

Quer correr? Então, atenção às cinco dicas do especialista:

1 . Escolha um calçado confortável e adequado;

2 . Associe fortalecimento abdominal e lombar;

3 . Caso tenha dor lombar ou cervical, faça uma avaliação com um médico especialista em doenças da coluna;

4 . Lembre-se que corrida não é contra indicado para quem tem dor nas costas e nem para quem já foi operado da coluna;

5 . Pratique a corrida no mínimo 2 vezes na semana.

Fonte: Universo Jatobá

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s