No exercício físico, suar é bom?

25154633_g

Durante os exercícios físicos, parte da energia é utilizada pelos músculos e o restante é convertido em calor, que deverá ser dissipado para o meio externo através das glândulas sudoríparas. O suor, neste caso, que significa a perda de água e eletrólitos, devendo ser repostos, é um mecanismo utilizado pelo corpo para manter a temperatura corporal em níveis adequados, próximo aos 37ºC. Isso permite a manutenção e o funcionamento normal do corpo humano.

Não basta suar, é necessário que ocorra a evaporação do suor. As glândulas sudoríparas, localizadas abaixo da pele, são estimuladas e controladas pelo sistema nervoso. O conceito de que, se uma atividade física não estiver produzindo suor, não está ocorrendo a queima de calorias ou o exercício está sendo realizado de forma inadequada é equivocado, pois a sudorese está relacionada a diversos fatores, tais como: a temperatura; a umidade relativa do ar; a intensidade da atividade física; o nível de condicionamento; o estado de aclimatação; o sexo e as vestimentas utilizadas.

As roupas mais adequadas para as atividades físicas, por exemplo, são aquelas com tecidos mais leves, que propiciam melhor evaporação do suor e perda de calor. Importante frisar aos adeptos ao treinamento físico que a produção de calor não deverá ser induzida por meio de uso de roupas inadequadas para a prática da atividade como blusas de frio, roupas e sacos plásticos, entre outras, que podem acarretar a desidratação, a perda de rendimento, a hipertermia e as cãibras.

Lembrete: a correta hidratação (água ou bebidas esportivas/isotônicos) favorece a manutenção da temperatura ideal, reduzindo os riscos à saúde e permitindo a continuidade do exercício físico.

Fonte: O2 por minuto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s