Esportista de fim de semana?

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Muitas pessoas costumam praticar atividades físicas nos finais de semana, principalmente aquela corridinha no parque ou na praia e o famoso futebol com os amigos para aliviar as tensões do dia a dia. Mas, se praticado de forma não estruturada, o exercício esporádico pode aumentar o risco de lesões cardiovasculares e também dos sistemas músculo-esquelético.

Lesões cardiovasculares

Segundo estudo realizado no Centro Médico Tufts, em Boston, atividades esporádicas associam um risco 3,5 vezes maior de infarto agudo do miocárdio do que atividades regulares. Esse risco é grande porque muitos atletas de fim de semana não mantêm a prática com regularidade nem mesmo aos sábados ou domingos do mês. Se realizassem a atividade todos os fins de semana, esse risco seria reduzido. Além disso, é preciso ter cuidado com a alimentação pós atividade, já que, muitas vezes, acompanhado do futebol, por exemplo, vem o churrasco gorduroso e o abuso de bebidas alcoólicas.

Lesões dos sistemas músculo-esquelético

As lesões do sistema músculo-esquelético geralmente estão relacionadas a contusões ou traumas, lesões musculares, ligamentares ou sobrecargas articulares. Tal fato acontece por causa da falta de condicionamento do indivíduo frente à intensidade que o esporte exige. Contudo, essas contusões podem ser evitadas com atitudes simples, como usar roupas adequadas, fazer aquecimento com movimentos parecidos com os que serão realizados na atividade principal, alongar os músculos depois do exercício e, principalmente, incluir atividade física regular durante a semana.

Como prevenir lesões

Usar roupas adequadas à prática de atividade física e calçado específico de acordo com o esporte escolhido e o local de treino (se for jogar futebol, por exemplo, checar se é society, campo, areia ou futsal e escolher a chuteira mais apropriada).

Realizar aquecimento principalmente dos membros inferiores, tronco, ombros, pescoço e quadril. Para isso, fazer corridas com mudanças de direção e exercícios específicos para as articulações e músculos que serão utilizados.

Fazer alongamento para membros inferiores (principalmente região do quadríceps femoral/coxa, gastrocnêmio/panturrilha, adutores/virilha e abdutores), membros superiores (ombros) e coluna (cervical, torácica e lombar).

Incluir uma atividade física regular no dia a dia. A prevenção de lesões está diretamente relacionada à melhora da resistência aeróbica e muscular. Por isso, é preciso fazer exercícios pelo menos três vezes por semana para manter um bom condicionamento físico.

Fonte: Sua Corrida

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