Exercícios errados podem causar lesões musculares

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O final do ano está se aproximando e também os dias de calor. Nessa época, é comum que as pessoas comecem a se exercitar. A atividade física é importante para a saúde, mas se praticada de modo incorreto, pode ser nociva. “É importante fazer exercícios físicos, mas, também é preciso tomar cuidados para que não ocorram lesões”, considera o fisioterapeuta Dr. Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e do ITC Vertebral Curitiba. “Procurar um profissional de saúde ou um educador físico antes de começar uma rotina de atividade física, é muito importante.”

As lesões mais comuns causadas com a prática errada de exercícios físicos são, segundo o fisioterapeuta, contraturas e dores musculares, câimbras, luxações, problemas articulares e nos ligamentos, fraturas e hérnias de disco. “Para realizar uma atividade física ou esportiva é fundamental aquecer o corpo antes de se exercitar e depois fazer alongamentos”, explica. “Para quem pratica corrida, as lesões mais comuns são nos joelhos, tornozelos e na coluna vertebral, pois as articulações ficam submetidas à grande impacto. Quem faz musculação deve cuidar com o esforço físico para não afetar a coluna e os músculos. Os tenistas precisam cuidar para não machucar os cotovelos, punhos e coluna. No futebol, os esforços podem prejudicar a coluna, os joelhos e os músculos”, orienta.

Cuidados na hora de se exercitar

De acordo com o educador físico e especialista do ITC Vertebral Curitiba, Sandro Veríssimo, os principais erros cometidos por quem pratica uma atividade física sem orientação são: a falta de aquecimento adequado, a alta intensidade do exercício, a duração e as roupas inadequadas. “Os riscos são, principalmente, as lesões que afetam músculos, tendões e articulações”, afirma. O educador físico sugere alguns cuidados na hora de se exercitar:

– Fazer alongamento antes e depois do exercício. Dar atenção especial aos músculos que tiveram mais esforço na atividade e alongá-los por cerca de 30 segundos e os demais, por 15 minutos.

– Cuidar com a intensidade dos exercícios: “é permitido cansar e suar, mas não se sentir esgotado”, diz prof. Sandro Veríssimo.

– Quem pratica corrida ou caminhada deve escolher parques ou pistas apropriadas, usar roupa confortável para facilitar os movimentos e cujo tecido permita a transpiração, como o algodão.

– Para quem prefere a bicicleta, a escolha deve ser por parques, ciclovias ou ciclo faixas. Também usar roupas confortáveis e que permitam a transpiração. A bicicleta precisa estar bem ajustada para o peso e a altura do praticante.

Para Sandro Veríssimo, existem bons vídeos que ensinam a fazer exercícios físicos, porém, o acompanhamento de um profissional da área ajuda a corrigir erros de postura. “Vale lembrar que se no edifício onde reside tiver uma academia para os moradores, é importante ter a orientação apropriada para que os resultados sejam benéficos”, salienta.

Fonte: Bem Paraná

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