Inverno saudável. Dicas de como driblar a gula do inverno!

Com esse friozinho, o que mais dá vontade de fazer é ficar embaixo das cobertas, vendo um filminho e, claro, mastigando alguma coisa gostosa. No inverno, como a temperatura cai, o organismo gasta muito mais energia para manter o corpo quentinho. É por isso que sentimos mais fome! E, se não tomarmos cuidado, o ponteiro da balança sobe mesmo, sem dó, nem piedade. Para que isso não aconteça, veja as dicas para manter a saúde e a boa forma em dia nessa estação!

alimentao_inverno

 

• Os chocolates reinam, soberanos, no inverno. Uma boa dica para quem não deixa o doce de lado é esquentar uma maçã inteira no micro-ondas (retire os caroços e coloque duas gotas de adoçante) para substituí-lo na hora da sobremesa ou do lanche. Outra opção é esquentar uma banana, cortada em tiras, com adoçante e canela.

• Aproveite as noites frias para tomar chás quentes, como de canela e cravo, com uma colher de chá de mel. Eles rejuvenescem e ajudam a ter uma boa note de sono, controlando os ataques noturnos à geladeira.

• Não se esqueça de comer durante as longas horas de trabalho. Prepare em casa um caldo magro: cozinhe a proteína (carne, frango ou peixe) e deixe resfriar, de preferência na geladeira, para depois retirar a “gordura” e incluir os legumes. Você pode, ainda, acrescentar à receita uma torrada de pão integral, cortada em cubos.

Esse caldo pode ser consumido puro, desde que seja temperado com pouco sal e alguns condimentos, como hortelã e aipo. Ele serve como um substituto dos chás no meio da manhã ou no final do dia, aquecendo e nutrindo o corpo. Se já for noite e você estiver em casa, coma a sopa enrolada nas cobertas e com meias bem quentinhas nos pés, para deixar o momento ainda mais gostoso.

• Não precisa abandonar as massas, mas deguste-as sempre acompanhadas de legumes. Algumas opções são: abobrinha verde com rigatoni; espinafre com espaguete; rúcula e tomate seco com penne; pizza com recheio de mussarela, tomate, palmito e rúcula; pão integral grelhado com recheio de papaia.

• Privilegie sempre o início da refeição com uma sopinha leve, fazendo escolhas de legumes com poucas calorias. Mas atenção! As sopas não devem se tornar o prato principal, e sim uma saborosa entrada.

• Não deixe que a preguiça tome conta de você no inverno. Continue realizando atividades físicas, lembrando-se de se alongar antes e depois. Não despreze formas “alternativas” de se exercitar, como pular corda, lutar boxe e dançar. Ligue o som e caia na farra, sozinha mesmo! Aproveite para levantar o seu astral fazendo isso todos os dias. Experimente!

E para fechar com chave de ouro, receitas de inverno que são uma delícia – e pouco calóricas. Anota aí!

Chocolate quente light

Ingredientes:

1 colher (café) de amido de milho
500 ml de leite desnatado
2 colheres (sopa) de cacau em pó light e sem açúcar
1 pedaço de canela em pau
Meia xícara de café pronto
1 colher (café) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de adoçante culinário
Cacau em pó para decorar

Modo de preparo:

Dissolva o amido de milho no leite frio. Leve ao fogo em panela antiaderente, junte o cacau, a canela, o café e a baunilha. Deixe ferver por 10 minutos em fogo médio. Adicione o adoçante e bata com um mixer para ficar espumante. Polvilhe o cacau e sirva quente.

Fondue de chocolate light

Ingredientes:

1 pacote de pudim de chocolate diet sem gordura
2 xícaras de chá de leite desnatado
½ lata de creme de leite desnatado
1 barra de chocolate diet (150 g)
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 prato raso de frutas (maçã e pera em cubos, morango e banana em rodelas, gomos de tangerina etc)

Modo de preparo:

Prepare o pudim com o leite desnatado seguindo as orientações da embalagem. Coloque o creme de leite numa panela antiaderente e leve ao fogo até aquecer. Não deixe ferver. Acrescente o chocolate picado e misture até derreter. Retire do fogo e misture ao pudim pronto ainda quente. Coloque a baunilha e bata com um batedor. Leve para uma panela de fondue e sirva com as frutas.

Fondue de queijo light

Ingredientes:

1 pote e meio de cream cheese light
1 pote de requeijão light
1 pote pequeno de cottage
½ xícara de chá de leite desnatado
3 gemas
½ colher (sopa) de farinha de trigo ou amido de milho
1 dente de alho
100 ml de vinho branco
1 prato raso de cenoura, brócolis e couve-flor cozidos al dente
1 pão ciabata médio ou integral

Modo de preparo:

Em uma panela antiaderente, misture o cream cheese, o requeijão, o cottage, o leite e as gemas. Junte a farinha e leve ao fogo baixo, mexendo até ferver. Deixe descansar por duas horas. Passe o alho no fundo da panela de fondue e acrescente a massa de queijo. Misture o vinho aos poucos, mexendo até ficar cremoso. Sirva com o pão, cenoura, brócolis e couve-flor.

fonte: http://goo.gl/mIQG8H

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s